segunda-feira, 21 de março de 2011

Protesto no Rio rechaça a presença de Obama no Brasil

Nota publicada no blog da redação do A Nova Democracia.


No dia 18 de março, no Rio de Janeiro, cerca de 150 manifestantes protestaram contra a presença de Barack Obama no Brasil.


Representando os anseios antiimperialistas dos povos em luta em todo o mundo, os manifestantes dirigiram-se da Candelária, no centro do Rio até o consulado ianque, com palavras de ordem “Fora já daí, Obama do Brasil e Dilma do Haiti”, “Fora ianques da América Latina”, “Fora do Brasil, Obama genocida”, “Yankees, go home” (ianques, voltem para casa).

Durante o protesto em frente ao consulado ianque, do meio dos manifestantes foram arremessados coquetéis molotov (artefatos explosivos incendiários amplamente utilizados em protestos de massas em todo o mundo) contra o prédio do consulado. Um segurança do consulado foi ferido.

Durante todo o tempo, desde a concentração dos manifestantes, a Polícia Militar agiu com truculência, primeiramente exibindo ostensivamente escopetas e cassetetes com o intuito de intimidar os manifestantes, proibindo que o carro de som circulasse junto aos manifestantes. Quando os manifestantes protestavam em frente ao consulado ianque, utilizaram contra eles bombas e dispararam com armas de fogo.
Após o protesto, a PM do Rio cercou um grupo de manifestantes, revistou-os e prendeu 13 pessoas, entre elas um menor. Na manhã desta segunda-feira, os manifestantes foram soltos. Várias entidades declararam seu repúdio à repressão ao protesto. Abaixo, AND reproduz, uma delas, do Centro Brasileiro de solidariedade aos Povos – Cebraspo.

O que as classes reacionárias serviçais do imperialismo, as forças de repressão e o monopólio das comunicações não puderam impedir foi que as festividades e o festival de servilismo preparado pelos gerenciamentos de turno fossem combativamente maculados pela combatividade dos manifestantes, que com seu ato combativo registraram que Obama, representante do Estado e do exército mais assassinos do mundo, não é bem vindo em nosso país.


Em repúdio a vassalagem e à repressão

Reproduzimos a nota do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos sobre as prisões dos manifestantes do dia 18 de março contra a presença de Barack Obama no Brasil.
___________________
Nota de repúdio

A repressão pela Polícia Militar à manifestação realizada no Rio de Janeiro do dia 18/03/2011 contra a presença de Barack Obama no Brasil é a comprovação da submissão do Estado brasileiro e seus gerentes ao império norte americano.
Não bastasse a repressão no dia a dia contra o povo pobre da cidade e do campo, têm que mostrar serviço ao seu amo redobrando a repressão policial sobre quaisquer manifestações contra a presença do chefe do império.
O objetivo da presença de Obama no Brasil é renovar os acordos de submissão e saqueio das riquezas nacionais bem como de outros convênios de cooperação para o incremento da repressão dos povos no continente (ocupação do Haiti) e outras regiões de conflitos do mundo.
Não tem limites para as exigências feitas pelo império para a simples passagem da corte imperial por dois dias em duas cidades do país impondo o fechamento do espaço aéreo em regiões inteiras, paralisação de todas as atividades no seu itinerário e seu entorno, supressão do direito de ir e vir de milhares de cidadãos em seu próprio país.
Em correspondência, também não há limites para tanta vassalagem, bajulação e a forma vergonhosa com que as “autoridades” fazem questão de cumprir o exigido. Como verdadeiros sabujos correm de um lado para o outro num frenesi ridículo para atendê-los. Mais ridícula ainda é a decepção dos milhares que foram cortados, sem satisfação alguma, da lista de puxa-sacos oficiais para o encontro com o sr. Obama.
Repudiamos a presença do sr. Obama no país e repudiamos mais uma vez a repressão contra os manifestantes e exigimos a imediata libertação dos estudantes e demais manifestantes presos.
___________________________
Abaixo o servilismo ao império!
Pela soberania nacional!
Pelos direitos democráticos do povo!
Pela liberdade de manifestação!
__________________________

Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – Cebraspo

Rio de janeiro, 19 de março de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário