quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Reunião nacional dos comitês de apoio do AND

Os tribunos populares da Nova Democracia

Artigo publicado na edição n° 80 de AND (em breve nas bancas!)


 No dia 10 de julho foi realizada, em Goiânia, a primeira reunião nacional dos comitês de apoio ao jornal A Nova Democracia. A reunião foi dedicada ao companheiro Luiz Carlos Martinho, pioneiro do comitê de apoio do jornal em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, falecido no mês de março.
Estiveram presentes representantes dos comitês de apoio de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Montes Claros, Brasília, Goiânia, Foz do Iguaçu e um representante do Nordeste.
Na abertura dos trabalhos foi feito o debate da situação política nacional e internacional, orientado pela leitura do editorial da edição 78.
Na sequência, os comitês presentes apresentaram os relatórios do trabalho no primeiro semestre de 2011.

Experiências

O comitê de São Paulo empenhou-se principalmente nas brigadas de distribuição de edições atrasadas.  Há a perspectiva de criação de um núcleo do comitê em Guarulhos. Também foram relatadas experiências de vendas de jornais na USP e o apoio prestado por professores ao AND.

Quando o comitê do Rio de Janeiro iniciou seu trabalho, a Central do Brasil foi escolhida como principal local para realizar a divulgação. Em fevereiro, uma brigada percorreu da entrada da Central até o terminal rodoviário vendendo 100 jornais em 4 horas. Ao total, mais de 400 jornais foram vendidos e mais de 20 mil edições antigas distribuídas na Central. Também ocorreram brigadas no interior dos trens. Houve ainda brigadas de venda do AND no Complexo do Alemão e nas greves dos professores e bombeiros.

Em Montes Claros a divulgação tem sido realizada em assembleias de estudantes na Unimontes e na praça Dr. Carlos, no centro da cidade. Novos companheiros assumiram o posto do companheiro Luiz Carlos, que exercia um importante papel na divulgação do jornal entre os estudantes e apoiadores do movimento camponês, e se empenham por dar continuidade a ele fortalecendo o comitê de apoio na cidade.

O comitê de Brasília realiza brigadas de divulgação e venda em assembleias de professores. Uma boa iniciativa é a realização de rodas de leitura periodicamente.

Os membros do comitê de apoio ao AND em Belo Horizonte se reúnem quinzenalmente para a leitura do jornal e planejamento das atividades. O comitê distribuiu e vendeu o jornal na assembleia dos professores estaduais. Uma das principais iniciativas desse último período foi a realização do Sábado Cultural. O comitê preparou a exibição do filme ‘Panteras Negras’ (ver relato na página 2 desta edição). O comitê também organizou uma palestra com o cartunista Cleuber em uma faculdade. Ele falou sobre quadrinho militante.

Em Goiânia o comitê fez distribuição de jornais no centro da cidade. Um grupo de estudantes recebe cotas de três jornais para vender. Além disso, o comitê distribui os jornais em oito bancas da cidade.

No Nordeste, os companheiros se organizam individualmente e com grande empenho em Pernambuco (Recife e interior), Alagoas, Paraíba e Ceará. É onde o jornal demora mais para chegar. A perspectiva é que se organizem núcleos para a conformação de comitês.

Em Foz do Iguaçu há um comitê em formação. O jornal é lido entre estudantes e professores e alguns recebem uma cota mensal para ser vendida.

Os comitês de apoio fizeram campanha de finanças para cobrir os custos da estadia em Goiânia. Os representantes dos comitês de apoio ao AND de Rondônia, Paraná, Acre, Tocantins, Pará, Macaé (RJ) e algumas outras localidades não puderam estar presentes.

Síntese e apontamentos

A direção do jornal expôs o atual quadro do trabalho de apoio ao AND nacionalmente.
A discussão sobre o trabalho dos comitês e a troca de experiências nessa reunião demonstram a necessidade de organizarmos ainda mais o trabalho, compartilharmos as experiências que têm dado certo e as formas como cada comitê tem superado as dificuldades.
No encerramento da reunião, foram feitas propostas sobre a organização dos comitês e sobre a produção do jornal que serão debatidos pela direção AND para serem postas em prática.

Uma semana de agitação e propaganda

Como parte das atividades de nossa reunião, realizamos a divulgação do AND durante a 63ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia, realizada entre os dias 10 e 15 de julho. Organizamos, durante esses dias, brigadas de propaganda e uma banquinha da imprensa democrática e popular.
No primeiro dia, durante a abertura do evento, foram vendidos 82 jornais.
No segundo dia, montamos uma banca em um local de passagem dos participantes do evento. Foram expostos exemplares de AND, os livros anunciados pelo jornal, DVDs de filmes levados pelo comitê de BH, e aquilo que se revelou um importante atrativo em nossa banca: artesanato popular de Caruaru, levado pelo comitê do Nordeste. Nesse dia foram vendidos 43 jornais e grande parte do artesanato.
No terceiro dia, parte dos companheiros tiveram de retornar para as suas regiões. Companheiros do Rio, São Paulo e do Nordeste permaneceram e prosseguiram com a divulgação do jornal durante a semana. Balanço geral do trabalho: 223 jornais vendidos.
Mais uma importante tarefa cumprida!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário