segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

67 anos de Manoel Lisboa

     O Comitê de apoio ao AND, como um grupo de militantes da imprensa popular, tem a enorme satisfação em homenagear os heróis do povo brasileiro, homens e mulheres que entregaram generosamente suas vidas pela causa da libertação nacional.    

     Neste mês de fevereiro, no dia 21, completam-se 67 anos do nascimento do dirigente comunista alagoano Manoel Lisboa de Moura. Ele foi um destacado líder estudantil, organizou lutas combativas nas escolas e universidades de Alagoas. Aos 16 anos iniciou sua militância na Juventude Comunista e pouco depois ingressou no Partido Comunista do Brasil (P.C.B.). Participou do processo de reconstrução do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 62 e manteve-se em posição de combate irreconciliável contra o revisionismo e o oportunismo. Em fevereiro de 1966, juntamente com Amaro Luís Carvalho (Capivara), Emanuel Bezerra e outros dirigentes, fundou o Partido Comunista Revolucionário (PCR), organização extinta em 1979.

      Manoel Lisboa foi assassinado aos 29 anos no dia 4 de setembro de 1973 pelos gorilas do gerenciamento militar-fascista juntamente com dois outros dirigentes do PCR, Emanuel Bezerra e Manoel Aleixo, o "Ventania". Manoel Lisboa foi preso em uma praça no centro de Recife quando dava assistência a uma operária. Conta-se que foi brutalmente torturado pelo famigerado delegado Fleury e que nenhuma das sevícias foi capaz de dobrar a decisão revolucionária deste grande comunista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário