sábado, 23 de junho de 2012

Divulgação de A Nova Democracia na ‘Marcha dos Povos’


FOTO: Ana ribeiro Malaco
Apoiadores da imprensa popular estiveram, nesta quarta-feira, 20 de junho, na ‘Marcha dos Povos’, que contou com a participação de dezenas de milhares de pessoas que saíram em passeata pela Av. Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.
O comitê de apoio ao jornal A Nova Democracia aproveitou a ocasião, onde estavam reunidas pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, para denunciar a situação em que se encontra os operários que realizaram greve na usina de Jirau, em Rondônia. Fato este que foi manchete da edição de maio (nº 89) do jornal: Estado sequestra operários de Jirau.
Sete operários continuam desaparecidos desde 4 de abril! Inúmeros casos de prisões, espancamentos, torturas, intimidações e até mortes foram registrados. O gerenciamento federal Dilma Roussef  (PT) e o estadual Confúcio Moura (PMDB) desencadearam feroz repressão, enviando centenas de policiais e agentes da Força Nacional para reprimir os trabalhadores. O monopólio da imprensa, em Rondônia e em todo o país, se calou. O clima em Jirau segue tenso há meses.
Mais de 700 exemplares do AND (nº 89, 87 e 85) foram distribuídos. Diversas organizações populares também levaram suas reivindicações. Foram levantadas palavras de ordem contra as remoções e a repressão policial, contra a Lei Geral da Copa e demais leis antipovo, contra o Código Florestal e o chamado “capitalismo verde”, contra a repressão ao movimento camponês e a criminalização das lutas populares levada a cabo pela gerência Dilma, etc. Os camponeses paraguaios que enfrentaram o latifúndio no último dia 15 de junho foram lembrados e homenageados.
Os companheiros do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) nos enviaram relatos de que levaram duas faixas denunciando a situação em Jirau e nas obras do PAC e distribuíram milhares de panfletos. Numa das faixas estava os dizeres: Governo Lula/Dilma/PT prende, sequestra e tortura a operários em Jirau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário